Noite para Alceu numa Casa UBC reaberta ao público coroa aniversário da nossa associação, marcado ainda por entrevistas estreladas, jam sessions, lançamento de livro e homenagem a Dona Onete
• do_ RioFesta que se preze dura bastante. A de 80 anos da UBC se estendeu por quase todo 2022. Para celebrar o legado de grandes criadores do passado que ajudaram a construir a maior sociedade de gestão coletiva musical do Brasil, nossa associação deu voz a talentos do presente e promoveu muita discussão sobre o futuro. Noites de música em Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e no Rio, entrevistas online protagonizadas por grandes compositores e discussões aprofundadas sobre os desafios do mercado marcaram os últimos meses. E dezembro tem o lançamento de um livro sobre direito autoral.
Em novembro, a noite de entrega do Prêmio UBC a Alceu Valença pelo conjunto da sua obra, pela primeira vez com público na Casa UBC desde o início da pandemia, teve shows de Ney Matogrosso, Duda Beat, Silva e Almério, entre tantos outros (leia a crônica da noite mais abaixo). Meses antes, em maio, a reabertura do espaço que é um ponto de encontro e palco para a música no centro histórico do Rio, deu início a uma série de três jam sessions protagonizadas por novos talentos de todo o Brasil. Em setembro, houve uma edição especial só com mulheres, numa busca por representatividade que guia as ações da UBC e não passou batida entre as participantes:
“A sociedade evolui, o artista evolui, e a UBC também”, resumiu a carioca Taís Feijão. “Uma experiência única. Não só por levar o rap do Norte para a UBC, mas por ser uma mulher preta, jovem e com toda a representatividade que eu carrego ali, naquele palco”, completou a paraense Nic Dias.
No estado dela, em junho, a entrega do Troféu Tradições UBC 2022 para Dona Onete fez tremer o Theatro da Paz de Belém. A rainha do carimbó chamegado recebeu o carinho de grandes artistas conterrâneos, na maior festa para o gênero já realizada naquela suntuosa casa de ópera amazônica.
NÃO SABERIA DEFINIR EM PALAVRAS O QUÃO HONRADO ESTOU EM FAZER PARTE DESSA CELEBRAÇÃO DOS 80 ANOS DA UBC. ESTAMOS FALANDO DE 80 ENCONTROS COM SERES HUMANOS INCRÍVEIS E DIVERSOS.”
Clemente Magalhães, do podcast Papo Com Clê"Já não somos só folclore. Chegou a hora do brega, do carimbó, da guitarrada, do que é nosso ser valorizado. Ninguém mais vai segurar o Pará", ela disse naquela noite, agradecendo a homenagem.
Em Salvador, setembro foi marcado por uma jam session cheia de energia, que reuniu três grandes artistas independentes: Cacá Magalhães, Vitin Gabriel e Thathi. “Obrigada, UBC, por esse evento tão especial e necessário para nós artistas baianos. Noite linda!”, disse esta última.
Em outubro, foi a vez de Belo Horizonte receber a noite de encontros musicais, com as participações de Chico Amaral, Magno Alexandre, Amaranto, Coral, Paige e MC Vitin da Igrejinha. Por fim, Goiânia sediou a última jam do ano, no final de novembro, com a participação de Ney Quinonero, Luiz Alves, Danni Guerra, Sardinha, Maíra Lemos, Fabiana Oliveira, Barto & Regim, Rigamontti e Dayanna Dias. As próximas serão em Fortaleza e São Paulo, já em 2023.
Holofotes sobre nossos associados também na rede. Numa parceria com o Podcast Papo Com Clê/Canal Corredor 5, do produtor musical e criador de conteúdo Clemente Magalhães, promovemos 80 entrevistas exclusivas com profissionais do mercado musical – de compositores a produtores, analistas, profissionais de produção, gravação, distribuição...
“Não saberia definir em palavras o quão honrado estou em fazer parte dessa celebração dos 80 anos da UBC. Estamos falando de 80 encontros com seres humanos incríveis e diversos”, disse Magalhães, que recebeu, entre muitos outros, Ana Cañas, Fernanda Takai, Charles Gavin, Roberta Campos, além de Leo Feijó (jornalista e produtor cultural), Marcel Klemm (curador musical e atual diretor geral da editora Warner Chappell Brasil) e diversos especialistas da própria UBC. Eles falaram sobre criação, tendências do mercado, direitos autorais, gestão coletiva e muito mais. No canal do YouTube do Clê você pode rever esses papos.