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Batalha de copyright

Streaming fez disparar valor do ‘ativo’ música, diz estudo

Um estudo publicado pela consultoria americana Musonomics analisou dados que mostram que o streaming respondeu, em 2021, por 61,5% de todas as transações envolvendo a música globalmente, além de ter trazido um aumento espetacular de valor para o ativo música nos últimos anos.

Assinado pelo diretor da empresa e apresentador do podcast da Musonomics Larry Miller, o trabalho mostrou que o streaming tem tornado as receitas com execução pública e direitos fonomecânicos cada vez mais altas: em 2021, foram gerados US$ 5,3 bilhões, 178% mais que o US$ 1,9 bilhão de 2020 (ou 1.225% mais que os US$ 400 milhões de 2019).

Os números que Miller utiliza foram compilados pela consultoria Salomon Partners e o MIDiA Research e ajudam a explicar por que o mercado financeiro internacional tornou as aquisições (parciais ou totais, permanentes ou por prazo determinado) de catálogos um enorme hit.

Tanto dinheiro circulando no mercado de direitos autorais, a estabilidade da criação e do consumo musicais e as possibilidades que tecnologias disruptivas como a internet das coisas e o metaverso trazem para a multiplicação dos usos de música estão no centro dessas decisões de investimentos. Com tudo isso, também em 2021, as compras de catálogos e as injeções diretas de capital em companhias administradoras de direitos autorais chegaram a US$ 6,7 bilhões, alta de 91% em comparação com 2020.

Arrecadação de direitos autorais musicaissobe 7,2% em 2021

A música mostrou enorme resiliência ano passado e, depois do tombo de 11,5% de 2020, teve um salto de 7,2% nos direitos autorais de execução pública em todo o mundo. Se o setor de shows e música ao vivo ainda patina para se recuperar e voltar a níveis pré-pandêmicos, o streaming contribuiu decisivamente para que a arrecadação alcançasse € 8,48 bilhões (ou R$ 45 bilhões pelo câmbio atual). Esse total já não está tão distante do recorde de € 8,94 bilhões de 2019, fazendo prever que, muito em breve, a indústria musical terá se recuperado dos efeitos da pandemia. Os números são da mais nova edição do Relatório Global de Arrecadação da Cisac (a Confederação das Sociedades de Autores e Compositores), divulgado no final de outubro em Paris.

O documento mostra em detalhes como cada fonte pagadora contribuiu para o salto de 7,2% no total arrecadado em 2021. Como esperado, música ao vivo e shows/festivais continuam longe dos níveis pré-pandêmicos: com só 0,1% de expansão em 2021, o total arrecadado por esse segmento chegou a € 1,49 bilhão. O valor é 73% menor que o de 2019 e não chega perto nem sequer do € 1,9 bilhão gerado em 2007, portanto 15 anos atrás. Isso foi compensado pelo excelente desempenho da categoria digital, na qual se insere o streaming. Em só um ano, o salto foi de 27,5%, superando pela primeira vez os € 3 bilhões de arrecadação. Com esse montante, o streaming já encosta na TV e no rádio, historicamente líderes da gestão coletiva musical mundial e que, em 2021, somaram € 3,194 bilhões, com ligeira queda de 1,8% em relação a 2020.

Youtube

Apple Music chega a 100 mide músicas e reaquece debate sobre curadoria

O debate sobre a necessária curadoria humana em meio a um mar de canções filtradas por algoritmos ganha força. Em outubro, a Apple Music anunciou ter alcançado a cifra de 100 milhões de canções cadastradas no seu banco de dados. Há alguns meses, o Spotify, serviço de streaming musical com mais assinantes mundialmente, havia difundido o seu próprio número: 80 milhões. A Apple agora alega ser a detentora do maior catálogo, embora o SoundCloud tenha anunciado, ainda em 2019, haver alcançado a marca de 200 milhões de faixas. A UBC fez um rápido cálculo, com base numa média de três minutos de duração para cada faixa, e chegou ao número de 570 anos necessários para escutar toda essa quantidade de música. Isso se a renovação diária não fosse da ordem de 60 mil novas canções, como costuma divulgar o Spotify (embora a revista Billboard tenha publicado em abril um detalhado estudo sobre métricas da plataforma revisando esse número para algo mais próximo a 23 mil novas faixas por dia).

Sejam 23 mil ou 60 mil, trata-se de coisa à beça. E que reaquece o debate sobre a necessária curadoria, uma discussão que vem ganhando força nos últimos tempos, à medida que os algoritmos são cada vez mais acusados de dirigir a atenção dos ouvintes a estilos e artistas específicos, ignorando a experimentação e o mundo indie.

Cada vez mais especialistas exaltam o papel do curador do streaming, similar ao do radialista de sempre. Apesar de que as playlists editorais também estão sob o escrutínio do mercado, com suspeitas constantes de uso de critérios enviesados, e não claros, para a inclusão de uma faixa.

Após acusação de promover conteúdo racistaações do Spotify despencam

E o annus horribilis do Spotify segue de vento em popa. Começou logo em janeiro, quando o podcaster-estrela Joe Rogan difundiu na plataforma informações falsas sobre a Covid-19 (além de insultos racistas), levando Neil Young e outros artistas a anunciarem a retirada dos seus catálogos de lá. Continuou primeiro semestre adentro, quando dois relatórios seguidos de resultados financeiros mostraram um estancamento na base de assinantes. E chegou a setembro com uma nova crise de pano de fundo racista, que derrubou as ações do gigante sueco.

Um demolidor relatório da Liga Antidifamação (ADL, em inglês), ONG americana dedicada a mapear e combater discursos racistas, xenófobos e antiminorias em geral, acaba de revelar que há pelo menos 40 bandas e intérpretes supremacistas brancos difundindo canções com letras abertamente ofensivas a negros, muçulmanos e judeus, além de exaltação ao nazismo. E o pior: esses conteúdos, segundo a ONG, não só não estão sendo retirados após denúncias; eles chegam a aparecer em playlists editoriais do próprio Spotify.

A denúncia caiu como uma bomba no mercado, que castigou novamente as ações da plataforma com uma debandada de investidores. Desde o pico histórico de US$ 365 em fevereiro de 2021, os papéis da empresa foram experimentando quedas acentuadas com breves momentos de altas. No final de outubro, valiam US$ 78,73, ou quase 80% menos do que no auge.

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Marcelo Castelo Branco
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