Scroll
Reality show de música
Além de pagar pela execução pública de músicas cantadas por participantes e tocadas na abertura e nas festas, Big Brother Brasil ajuda a bombar artistas no streaming
do_ Rio

O Big Brother, esse fenômeno da cultura televisiva que tem no Brasil um dos seus mais duradouros redutos, não é só um popular tema de conversa país afora. Também ajuda a difundir música. Sejam cantadas por participantes (como se esquecer das serestas de Juliette na edição passada?) ou tocadas nas inúmeras festas, canções que aparecem ali podem ainda render boas receitas aos seus titulares.

A música de abertura, por exemplo, "Vida Real", é uma versão de Paulo Ricardo para a original "Leefs", do cantor e compositor holandês Han Van Eijk, escrita por ele, Paul Post e Carter Rudy e utilizada também no Big Brother dos Países Baixos, o primeiro da franquia. A editora brasileira é a associada da UBC Sony/ATV, mas duas outras editoras internacionais, RTL Nederland e TBM International, a representam. Todos recebem pela execução pública da música em cada edição, que o Ecad classifica como Tema de Abertura, o valor mais alto na classificação dos usos num programa.

Nas festas que acontecem semanalmente, todas as músicas tocadas também são remuneradas, de acordo com a classificação que recebem. "No BBB é comum termos classificações como Tema de Bloco, Background e Performance", explica o Ecad em nota, acrescentando. "É raro identificarmos problemas nesse programa. Logo, tanto as músicas das apresentações ao vivo quanto as sonorizadas mecanicamente são pagas."

Isso inclui ainda as canções cantadas a cappella pelos participantes. Caso alguma escape e não entre na planilha, o Ecad esclarece que todo o programa passa pelo processo de escuta, o que garante a captação e a devida cobrança.

Além da arrecadação de execução pública, cujos valores chegam aos titulares na distribuição trimestral de TV aberta, em janeiro, abril, julho e outubro, há também a importante contribuição do programa de enorme audiência para a divulgação da música. Reportagem do portal Popline, no ano passado, mostrou que músicas como "Deus Me Proteja" (Chico César) e "Dona Cila" (Maria Gadú) foram catapultadas à lista das mais ouvidas do Spotify logo após Juliette cantá-las.

Next
Next